Saudação
Saudação
Provedor da Irmandade
O meu nome é Carlos Faria e Maia, e sou, com muita honra, o Provedor da Irmandade que é uma associação de fiéis com personalidade jurídica, canónica e civil. O seu principal objetivo, e também, o mais visível é a promoção do Culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres que se iniciou, na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores, no longínquo ano de 1700. Daí para cá, todos os anos, sem interrupção, se realiza a Procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres com uma adesão de devotos sempre crescente e constante, renovada de ano para ano e transversal a tantas e tantas gerações de açorianos. Esta tricentenária procissão é considerada como a maior da Europa e a segunda maior do Mundo.
O pequeno vídeo que neste sítio se apresenta dá uma ideia geral da grandiosidade das festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres para quem nunca teve a oportunidade de a elas assistir, pessoalmente.
Hino
Letra do Hino
Glória a Cristo Jesus, Glória Eterna
Nosso Rei, nossa firme esperança;
Soberano que os mundos governa
E as nações recebeu por herança.
Com o manto e o ceptro irrisório
Sois de espinhos cruéis coroado.
Rei de dor uma vez no Pretório
Rei de amor para sempre adorado.
(Refrão)
Concedei-nos por graça divina
Que sejamos um povo de eleitos,
Firmes crentes na Vossa doutrina
Cumpridores dos Vossos preceitos.
Combatendo por Vossa bandeira
Que nos peitos trazemos erguida
Alcançamos a paz verdadeira
E a vitória nas lutas da vida.
Só a Vós com inteira obediência
Serviremos com firme vontade;
Porque em Vós há justiça e clemência
Porque em Vós resplandece a verdade.
A letra do Hino do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que é entoado, todos os anos, nas suas festividades, é da autoria de João Vieira Jerónimo, então regente da Capela da Igreja da Fajã de Cima, na ilha de São Miguel, e foi datada de Abril de 1970.